... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

23 de novembro de 2010

Pomar... tudo pronto

...para a plantação das fruteiras.
Hesitamos quanto ao modo e sistema da instalação do pomar. As alternativas eram todas viáveis, mas optamos por rejeitar aquelas que na instalação se tornariam mais dispendiosas, como o caso do sistema espaldeira, tatura, palmeta ou cruzeta, bardo, etc, etc, fomos para o tradicional, em eixo ou piramide. Claro que este modo tem a desvantagem de ocupar mais espaço.
Entretanto fizemos a visita aos viveiros "Juca da Costa" para fazer a primeira encomenda, para um conjunto de 40 árvores, com predominância para as macieiras e pereiras e uma pequena quantidade de outras espécies de fruteiras.

No dia combinado foi feita a entrega: macieiras nas qualidades Golden delicious, Fuji, Royal Gala, J.Richared, Granny Smith, Pero de Alcobaça e Porta da Loja. Pereiras nas variedades Rocha, Beurré Hardy, Morettini Prec., Nashi, e Vitória; ameixieiras Fortuna (vermelha), Temporã (vermelha) e Blek (preta com polpa vermelha); as cerejeiras em variedades Bical e Bigarreau; para além de dióspireiros e damasqueiros, com 2 unidades cada.
Os citrinos e outras espécies ficam para mais tarde.

Sem comentários:

Enviar um comentário