... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

26 de janeiro de 2012

Batatas de semente - 1

Estamos quase no fim de Janeiro e urge planear as sementeiras e plantações de Primavera, ou seja, os grandes trabalhos da lavoura e sempre com a esperança que os resultados sejam os esperados... porque muitas vezes não passam disso mesmo.
Hoje fomos à Cooperativa Agrícola  fazer compras e a batata estava no topo da lista. Trouxemos a variedade Desirée (holandesa) para ser plantada dentro de algum tempo, na segunda metade de Fevereiro. O " nosso mestre " de lavoura recomendou esta variedade de batata vermelha holandesa e vai ser a primeira vez que vamos plantar esta qualidade.
Até lá vamos deixá-la estendida, fora dos sacos, em local sem luz directa para estimular o grelamento.
Mais tarde, em Março/Abril prosseguiremos a plantação da batata Kennebec, dinamarquesa, de casca branca , que é a qualidade que conhecemos melhor. Ficou encomendada na Cooperativa Agrícola.

Como não conhecíamos a variedade Desirée fizemos alguma pesquisa na net começando pelo Catálogo Nacional de Variedades até aos blogs passando por sitios de algumas entidades credíveis na informação sobre o assunto. Deu para perceber que há muita gente a abordar assuntos desta natureza sem certezas do que escrevem, incorreções lamentáveis, criando confusões com os escritos dos seus posts a todos aqueles  que percebendo ainda menos... buscam informação. É pena que assim seja. A nossa opção é sempre a de privilegiar os conteúdos das organizações ligadas ao sector.
No caso concreto da batata Desirée, valorizamos a informação da Ucanorte-União Agrícola do Norte,CRL:
-"Variedade semi-tardia. Tubérculos ovais de grande calibre, pele vermelha e polpa amarela. Boa qualidade culinária, tipo B. Muito adaptada aos Países do sul da Europa e Norte de África. Boa resistência ao míldio na folha e tubérculo. Moderada susceptibilidade à sarna comum. Excelente conservação." ucabatata.blogs.sapo.pt

6 comentários:

  1. É bom haver blogs assim... Obrigado. Têm ajudado muito.. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. :) Vou ficar ansiosa por saber desenvolvimentos sobre esta espécie e sobre a plantação na Primavera !!!

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde.
    Sou leitora assidua do seu blog, e permita-me que partilhe consigo uma experiência que fiz com 4 variedades: Desiré e Laura (vermelhas), Knebecc e Monalisa (brancas).
    Resultados para o ano de 2010: Knebec e Laura média resistência ao mildio nos tubérculos e folhas. Desiré e Monalisa pouco resistentes.
    Até nova experiência está visto quais são as variedades que planto: Laura e Knebecc.
    A batata Laura é muito boa para assados e para puré. Conserva-se muito bem para o tarde.
    Ah resta-me dizer que a "zona" de ensaio é na zona centro norte do país.
    Espero ter contribuído.
    Até breve,
    Catarina

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Agradeço a sua amabilidade por mim e talvez em nome de mais alguns leitores.
    A variedade Laura que indica, curiosamente, foi-me sugerida na Cooperativa de Agricultores mas como não tinha qualquer referencia fiquei indeciso e acabei por não querer. Mas para a próxima vou ter em atenção.
    Muito obrigado e os melhores cumprimentos.
    António A.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde.
    Após ter cultivado durante vários anos batata para consumo de casa no meu terreno em V N Gaia, desde: desire, jaerla, moralisa, etc, etc, a batata de que mais gostei foi a Kennbec, que este ano vou novamente cultivar; também cultivo a vitelotte, cor azul e a red lady, que vou começar a fazer a primeira experiência.
    Ainda sobre a Kennebec, utilizava-a para a sopa, para cozer, assar e fritar, que fazia umas batatas fritas deliciosas, que nunca mais comi com outras variedades.
    Espero que tenham gostado destas minhas experiências.
    Cumpimetos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boa tarde julio sousa,
      a vitelotte cultiva-se como as outras variededades? onde se compra semente?
      cumprimenta,
      Jose ribeiro

      Eliminar