... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

29 de novembro de 2010

Cebola para remédio dos males...

O tempo frio acompanhado de vento forte e com o sol que esteve este fim de semana - é tão agradável na hora - fizeram o resto:  estou afónico.
Aqui, em Monte Córdova,  é terra com profundos e arreigadas tradições desde as danças e cantares, passando por lendas, usos e costumes, também tem ensalmos para quase todos os males a serem ditos por quem os sabe e também procuram nas plantas a cura para muitos desses males.
A prova aqui está: acordei de manhã completamente afónico. Ora nada melhor que pôr em prática a experiência , o saber feito de outros que faz juz aos usos e costumes desta terra.
O remédio é o seguinte: - descascar algumas cebolas e utilizar as cascas. Leva-se a lume numa caneca com água, deixando ferver e depois de arrefacer gargarejar quanto baste. Ao fim de poucas horas a garganta vai clareando e as melhoras são certas.
Ainda em jeito de complemento sobre usos e costumes desta terra, era usada a Cebola ( Allium Cepa Lin.),  quando uma criança nascia com pouca vida  espremia-se-lhe cebola na boca.

Sem comentários:

Enviar um comentário