... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

15 de julho de 2012

Sementes de Couve Penca da Póvoa e Couve Galega

Estava agendado o arranque da batata (Kennebeck) para o passado dia 13, sexta feira, mas a meteorologia  trocou-nos as voltas e a chuva impôs-nos o adiamento. Depois de efectuado o acerto ao plano de tarefas para a próxima semana, encontramos o nosso "mestre de lavoura", a abrigar-se da chuva sob o telheiro, aparentemente sóbrio, em animada discussão com um seu conhecido sobre qual a melhor e mais saborosa penca, vulgarmente conhecida por couve portuguesa, para plantar e colher no natal. Um dizia ser a penca de Chaves por ter os talos mais largos e mais fechada, o outro sustentava que a melhor de todas é a de Mirandela por ter as folhas mais compridas e mais clara e mais tenra, etc, etc. Cada qual com seus pontos de vista.
O certo é que com tal discussão me levaram a decidir, pela primeira vez, semear com sementes próprias dentro de algumas semanas,  a couve penca da Póvoa e a couve galega. Afinal, temos as sementes... e é simples de as retirar das pequenas vagens depois de bem secas.Se formos bem sucedidos, naturalmente passaremos a fazer as nossas próprias sementeiras.
Desde sempre foi  nossa opção a compra destas hortícolas, para plantar aqui na Horta, a produtores particulares na zona de Póvoa de Varzim  e que ainda teremos de o fazer para a penca que esperamos colher no Natal. 
A nossa opinião é diferente das manifestadas pelos dois entendidos, preferimos a penca da Póvoa, tal como a couve galega da mesma zona.
Tenham os talos mais largos, sejam mais abertas ou fechadas, de folha mais ou menos escura, creio que grande parte da população não dispensa a couve portuguesa, sobretudo, de a cozinhar com bacalhau.

3 comentários:

  1. Pergunto: em que mês se deve plantar a penca da Povoa para ser colhida no Natal.
    O meu obrigado
    Atenciosamente
    Miguel Silva Rio Tinto Gondomar
    email-miguel_f_silva@sapo.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Estamos na altura certa para plantar a penca da Póvoa e durante mais 15 dias mais ou menos, isto porque as mudas são compradas já crescidinhas ( estou a falar dos molhos que se compram ao produtor particularmente à face da estrada Póvoa-Esposende). Se questiona as mudas compradas resultantes de viveiro, são mais pequeninas e já começa a faltar o tempo para se desenvolverem...
    Cumprimentos
    António A.

    ResponderEliminar
  3. Mea culpa.
    Um visitante deste blog colocou a pergunta de " quando se obtinha as sementes das couves."
    Ao pretender colocar a resposta e por razões que certamente me podem ser atribuídas o comentário/pergunta desapareceu.
    Apresento as minhas desculpas, mas mesmo assim aqui vai a resposta: -
    -
    Olá. Não é impróprio chamar couve. Nesta região distinguimos a couve da penca ( nem sequer se pode chamar de couve portuguesa) que embora sendo da família das Brássicas, há-de reparar nas diferenças das folhas... Quanto à questão que coloca, se estamos a falar das plantadas nos últimos dias de Agosto ou princípios de Setembro, lá para Abril estarão a espigar e depois é esperar para colher as sementes secas. Cumps António A.

    ResponderEliminar