... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

20 de abril de 2011

Vamos lá multiplicar plantas...

... com hormonas de enraízamento. Pois, mas não só, também com milho.
Estive à espera pelas hormonas em gel mais de dois meses, mas parece haver dificuldade na sua obtenção (  informação dada pela casa onde habitualmente compro certos produtos para a "Horta") e tive de optar por produto semelhante em líquido.
Como o tempo virou para chuva ( que bom!!!), ontem comecei a dedicar-me à tarefa de multiplicar algumas plantas, nomeadamente o buxo comum, a fotínia e o louro cerejo, sobretudo para fazer sebes - são espécies que parece pegarem razoavelmente bem por estaca mas mesmo assim optei pela utilização das hormonas -, e também duas variedades de camélias.

Até aqui tudo bem, só que no entretanto o Joaquim Abílio fez-se "aparecido" com os seus montões de conhecimentos práticos e opinativos.
E diz ele, "p'ra quê usar as modernices parecidas com água de borras de café quando pode usar outra coisa e mais barata?" Então diz-me lá, interrogo-o eu. -" Olhe com grãos de milho, assim" e exemplificou.

Optei pelas duas maneiras.
Vamos ver os resultados.

Mas o desconcertante Joaquim Abílio não ficou por aqui. Diz ele, " no Campo do Fundo tenho lá um bom talhão de nabos, bonitos, grandes como nunca tive antes; posso pedir uma coisa?" Sim, diz lá.  "Use os seus pinceis e faça um rabisco deles p'ra mim."
Por este pedido não estava à espera. Aceitei o desafio. Um dia destes mostro neste blog.

5 comentários:

  1. Boa tarde Sr. António,

    Já ouvi dizer que as camélias pegam de estaca mas demora 2 anos e qual a utilidade do milho no processo?

    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Eu também quando planto alguma planta de estaca ponho sempre uns grãos de feijão, milho, trigo, o que houver.
    Aqui para o Rui, ajuda ao enraizamento, não sei se funciona a serio ou não mas normalmente o que planto quase sempre pega
    bj eugénia

    ResponderEliminar
  3. Olá.
    Com efeito as camélias quando pegam pelo processo de estaca demoram todo esse tempo a ganhar raízes e é importante lembrar que a taxa de sucesso é muito, muito pequena. Todos os outros processos tradicionais ( alporque, bolha, etc) são de aconselhar e mesmo com hormonas o sucesso não é lá grande coisa mas sempre é superior. Habitualmente aconselha-se a estacaria no fim do verão mas nesta altura da primavera também resulta com o cuidado de evitar o sol pleno.
    Quanto ao milho... olhe, é daquelas coisas... está em causa a tradição dos meios rurais. Não se prova que ajude ao enraízamento, mas como é necessário manter a terra humida... isso sim, estará aqui a utilidade na ajuda em enraízar as plantas. De resto, acreditar também não faz mal.
    Cumprimentos.
    António A.

    ResponderEliminar
  4. Este blog está sempre cheio de boas ideias! Vou seguir o blog e ver como corre esse desafio :)

    Adoro estas ideias verdes e educativas

    Rosário

    http://sementeiradeideias.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Olá, Alguém sabe onde posso comprar mudas de camélia em Natal-RN?

    ResponderEliminar