... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

18 de novembro de 2010

Ainda o trabalho... a vindima

Ainda viemos a tempo de fazer a vindima em Codeçais. Apesar do estado em que a vinha se encontrava ( ver último post) a produção foi considerável. No dizer do Joaquim Abílio (falaremos mais tarde desta figura), este foi um dos anos mais produtivos.
Pelo cheirinho  está identificada. Uva de vinho de cor escura e sabor frutado  lembra o aroma de morango.
É uva "americana" a tal que fazia e ainda vai fazendo fartura nos pipos do pequeno lavrador nas terras do vinho verde. A trote dos tempos que correm e de certos interesses, as suas cepas foram cortadas, destruídas, queimadas... foi quase banida, mas ainda bordejam leiras em terras de Monte Córdova e não só...
Em Portugal a comercialização da zurrapa do vinho americano, também conhecido por morangueiro é proibida desde há algumas décadas, embora fosse amplamente tolerada. A União Europeia, a instâncias dos Estados membros produtores de vinho, proíbe a comercialização no espaço comunitário desde 1995.

(nota: estamos a tentar organizar  temporalmente o Blog em função do que temos feito  desde que nos instalamos, em Setembro ) 

Sem comentários:

Enviar um comentário