... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

25 de novembro de 2010

Esperar que passe a chuva e...

... plantar na horta o que ainda está dentro da época.
Depois de tantos dias de chuva, finalmente o sol deu um ar de graça. Por ser dia de feira em Santo Tirso fomos lá comprar cebolo de dias curtos ( inverno), embora sem grandes opções de escolha quanto ao calibre a plantar, trouxemos duas talhas a 4,50 euros cada ( uma talha tem perto de uma centena de pés).


A terra está pesada  - como se pode ver na foto - mas como o tempo permanece incerto optamos por não adiar mais a plantação do cebolo; o que nos aparece na imagem é cerca de metade do que compramos;assim, tudo o que tinhamos planeado meter à terra para este início de Inverno está concluído com  alhos, favas, ervilhas, alfaces, couve-nabiça, couve galega e tronchuda.

Tudo foi deitado à terra, semeado ou plantado sem o recurso a fertilizantes químicos.
Agora resta esperar... para colher. A ver vamos o que nos reserva a lavoura biológica.

2 comentários:

  1. Vim aqui espreitar e agradecer a visita e o comentário.
    Pelo que me parece este é um blog novo, desde já muito interessante. Estou curiosa para ver a evolução desse trabalhos. Também estou a pensar ir viver para o campo e é sempre bom aprender com a experiência dos outros.
    Felicidades!

    ResponderEliminar
  2. Mto. obrigado.
    Habitualmente "espreito" o "Jardineiro Amador.
    Há cerca de 4 anos decidimos procurar a tranquilidade do campo e fomos para o Alto Minho, próximo de V.N. Cerveira, mas... as saudades da única neta foram muito mais fortes e "puxou-nos" para perto de Santo Tirso. Este blog é uma continuação de Casa do Cordão da Granja.blogspot.com.
    Tudo de bom para a Ana Maria B.

    ResponderEliminar