... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

1 de março de 2012

O cultivo de morangueiros

Somos eternos aprendizes nesta coisa do cultivo da terra. No entanto, é gratificante poder partilhar da experiência adquirida, quer por nossa iniciativa quer quando nos é solicitada, como é o caso, acerca do plantio dos morangueiros.
Para poder satisfazer a curiosidade do amigo Carvalhal aqui vai o nosso exemplo através da foto. A nossa prática era a de proceder ao plantio armando os camalhões em fileiras únicas ( como se vê na parte inferior)  no suposto de que, quando as plantas emitem os estolhos ( também designados por cordas) simplificava o seu enraízamento nas meias canas de terra em cada um dos lados do camalhão.
Tudo certo e tudo bem. Contudo, acabamos por reconhecer que ao procedermos ao plantio de fileiras paralelas em cada camalhão ganhávamos, principalmente espaço e a função de enraízamente das novas plantas era rigorosamente a mesma.
Para aproveitar o anúncio da tão esperada chuva para hoje, ainda tivemos tempo durante a manhã de armar e plantar os dois camalhões que são visíveis.  
Não deixamos de sugerir a pesquisa na net de sitios conduzidos por especialistas no assunto, que não é o nosso caso.

2 comentários:

  1. Boas António,

    Pelo que se vê na foto o amigo vai ter aí morangos para dar e vender!
    Espero que tenha colheitas generosas!

    Cumps

    ResponderEliminar
  2. olá
    Cá em casa todos gostam de morangos. Tenho uma neta que adora.E depois há as crianças dos vizinhos... sabe como é.
    Apesar de ser um meio rural as pessoas não se dedicam muito a plantar determinados frutos, à parte as laranjeiras e pouco mais
    Um abraço
    António A.

    ResponderEliminar