... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

23 de outubro de 2011

Salamandra de pintas amarelas

Ontem à tarde quando desfazíamos um combro de terra que dificultava as manobras de acesso a máquinas agrícolas entre dois campos aqui da Horta, apareceram três salamandras de pintas amarelas.
Os compêndios apresentam-na como animal de locomoção lenta... talvez seja, mas se não fôssemos tão lestos em ir buscar a máquina fotográfica estas fotos não existiriam.
Por estas bandas as salamandras metem muito respeito.
Há a ideia que trazem peçonha, ou seja, no linguajar do povo trazem todo o género de azares, pouca sorte, doenças de pele como Tinha ou Sarna, etc. Supomos que seja mera superstição.

Com base nisto demo-nos ao trabalho de pesquisar e... em termos científicos apenas encontramos a definição de peçonha:  

-" s.f. Excreção venenosa ou corrosiva de certos animais e de alguns insetos, usada geralmente como arma de defesa. Fig. Maldade, malícia. Veneno em geral."

Talvez esteja aqui a explicação porque este animal causa  certa repulsa.


2 comentários:

  1. Mas!...
    Por outro lado comem aranhas, mosquitos e melgas, ou seja são muito unteis ao ser humano, só não gostam de ser incomodadas.
    Não fiz pesquisas, são coisas que já o meu avô dizia.
    Da mesma família e há muitas em Lisboa, as osgas, que nos protegem de insectos indesejados e são protegidas porque estão em vias de extinção, se não lhes tocarmos e não as incomodarmos elas também não nos fazem mal e tenho dito...
    bj eugénia

    ResponderEliminar
  2. Eu já andei com uma salamandra a passear pelo meu braço e mão e nada me aconteceu.

    Dias bons.
    Anabela

    ResponderEliminar