... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

2 de novembro de 2011

Alhos e Favas

A chuva tem caído hoje de forma constante e pesada. E o vento então...
Cá, em Monte Córdova, sente-se bastante o rigor dos invernos  devido à altitude a que nos encontramos e que costumam ser bem severos... mas ganha-se de muitas outras formas que não valerá a pena enunciá-las agora por não serem o motivo deste post. Ficará para outra altura.

Mal o tempo fique escorrido vamos semear (plantar) os alhos e as favas.

Os alhos secos foram comprados a um produtor da Póvoa de Varzim, região de excelência dos seus produtos hortícolas. Estes alhos são um pouco mais pequenos que o alho branco, mas mais consistentes e aguentam mais tempo depois de secos.
Quanto às favas não tivemos nenhuma preocupação quanto à variedade, foram compradas na feira do Cô, localidade que nos fica muito próxima; as mais escuras da foto são do ano passado e foram trazidas pelo nosso " mestre de lavoura " Joaquim Abílio, que diz tê-las conservado em frasco de vidro juntamente com  pedacinhos de malagueta!!!
Convém demolhar-se durante algumas horas para facilitar a germinação e... cá estaremos para dar conta dos resultados.

4 comentários:

  1. Por aqui no sul tb tem caído água sem destino....tb eu estou à espera q deixe de chover para semear os alhos e as favas.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem!
    Eu aproveitei o pão por deus e fui semear as favas e plantar umas coisas, apesar de estar no crescente, cada um semeia quando pode... espero que não tenha muita importância.
    bj eugénia

    ResponderEliminar
  3. Aqui vai uma dica da Agricultura biologica (ou será da tradicional?). As favas não precisam de adubo (são leguminosas, fixam azoto atmosférico e não sabem o que fazer com o abubo; no rego onde se planta os alhos põe-se cinza que eles gostam e só se plantam os dentes que estão por fora, os de dentro da cabeça são para a cozinha. Provavelmente já sabiam mas fica para os que não sabem.
    Além destes também vou pôr ervilhas e morangos.
    Ana Mourão

    ResponderEliminar
  4. " As favas não precisam de adubo" Mesmo que assim seja , haverá por perto quem o agradeça ! :) Sebastião /Terramanhada.blogspot.com

    ResponderEliminar