... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

20 de fevereiro de 2011

Camélias em exposição

Soubemos ontem que estava patente a IX Exposição de Camélias, no Museu Abade Pedrosa, em Santo Tirso. Ao fim da manhã de hoje, domingo, deslocamo-nos até ao local do evento e sofremos uma grande desilusão pois encontrava-se encerrado da parte de manhã. Aliás não fomos os únicos, pois encontramos um grupo de 5 cidadãos espanhóis oriundos de Villa Garcia de Arousa que se deslocaram para admirar as variedades e a beleza destas flores de inverno.
Soubemos posteriormente que o horário era das 14 às 18 horas, ontem e hoje. Despertou-nos a curiosidade um artístico conjunto de arranjos florais dispostos na entrada do local a chamar a atenção de tal exposição.
Curto ou suficiente este horário ao público? Escusamo-nos de comentar, até porque já fizemos parte da organização em algumas exposições anteriores, nomeadamente em 1995 ( I Exposição), 1997 (II Exposição) e 2003 (V Exposição) devido às funções desempenhadas em colectividades filatélicas  e de coleccionismo que organizaram essas exposições, sendo produzidos carimbos filatélicos comemorativos alusivos a tais eventos e que reproduzimos um desses carimbos.
Apreciamos muito as camélias e estamos aos poucos a reunir algumas variedades para as instalar aqui na "Horta". Alguns exemplares envasados que trouxemos do " Cordão da Granja " - e que para lá tínhamos levado em 2010- estão a aguardar a decisão quanto ao local para serem plantados. São produto de enxertias das existentes no Mosteiro de S. Bento, variedades antigas de camélias portuguesas e de camélias híbridas ( 3 exemplares ) obtidas por semente.
A propósito e não sendo nenhum especialista mas apenas um admirador desta magnifica flor, não deixo de dar à estampa o que vem escrito nos books: -" Reprodução: Só se semeia a camélia na esperança de obter variedades novas, o que muitas vezes se consegue. A estaca, o mergulho e a enxertia são os meios de propagação mais usados (...) não criando todavia raízes senão ao fim de dois anos.


2 comentários:

  1. Adoro camélias!...
    Tenho que arranjar uma planta, pediram-me 7euros por uma na semana passada, já com flor.
    Não comprei por já ter gasto o orçamento disponivel, mas para a próxima não me escapa.
    bjs eugénia

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    Pois tenho a dizer que não é desperdicio de dinheiro em comprar uma ou mais camélias;quer seja a camellia japonica ( simples ou dobrada como por vulgarmente são designadas ),que floresce de Outubro a Abril; a camellia reticulata que floresce de meados para o fim do inverno; a camellia sasanqua que floresce desde o outono até o inverno; ainda há apreciadores das variedades hibridas, mas... fiquemos por aqui que o comentário já vai longo. Uma coisa é certa, elas retribuem-nos com as suas extraordinárias flores em tamanho e formato das pétalas e na diversidade de cores.

    Cumprimentos.
    António A.

    ResponderEliminar