... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

7 de fevereiro de 2011

Semear batata

Já vai sendo tempo de semear a batata.
Já? - parece-me estar a ouvir.
Sim, o tempo tem estado de feição, apesar do calor durante o dia, embora as temperaturas nocturnas aconselhem alguma contenção, por fazer bastante frio.
Seja como for e seja o que for que venha a acontecer já procedemos hoje  à sementeira de parte da área destinada a este cultivo.
O Paulo no trator procedeu à preparação do terreno para a batata da variedade Kennebec, importada da Dinamarca que adquirimos na Cooperativa dos Agricultores de Santo Tirso.
A variedade Desirée será semeada lá por Março adiante...
 Claro que o desconcertante Joaquim Abílio - em estado sóbrio, coisa pouco habitual nele - lá foi avisando: - " batata semeada no cedo, é de ter medo". Aqui está toda a força da etnografia com os seus ditados!!!

Seja como for, é normal nesta região proceder-se ao plantio cedo da batata. E é esta a razão de ser deste post, ou seja, transmitir um pouco da experiência. Se porventura ocorrer geada no abrolhamento da batata queimando-o, deve-se recobrir a batata com terra por forma a que volte a rebentar de novo.

Kennebec: variedade semi–precoce de pele branca e polpa branca, com forma oval, oblonga. Produções altas, boa para armazenamento e pode ser utilizada em culinária de todas as formas. 

2 comentários:

  1. Assim é facil! Com tractor também eu...
    Mas ainda bem que têm tractor, já eu tem que ser tudo na base da enchada.
    Com as consequencias que dai vem, calos, bolhas,dores nas costas e etcs...
    bjs eugenia

    ResponderEliminar
  2. Olá.Será que estou a notar nas suas palavras algum desinteresse pelas coisas que a terra dá? De facto trabalhar a terra dá trabalho, é cansativo e causa tudo isso que apontou, eu sei que sim.
    Sem a pretensão de dar opinião ou sugestão na gestão do espaço que tem arável na horta, não deixo de lembrar que há pequenas máquinas que ajudam muito nos trabalhos, como por exemplo moto-enxadas, há marcas com preços razoáveis.
    No caso da Horta de Codeçais a utilização de trator era imprescindivel.
    Cumprimentos e... coragem para continuar.
    António A.

    ResponderEliminar