... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

28 de fevereiro de 2011

Obras, obras e mais obras....

... com os tranqueiros em destaque.
Já lá vão os dias de chuva e nestes últimos dias o tempo tem corrido de feição para as obras que continuam aqui pela "Horta". Está tudo num rebuliço tremendo e já quase não identificamos a atualidade com quase tudo o que encontramos quando cá chegamos em setembro passado.
Neste momento a desordem causada pelas obras é mais visível na  Leira das  Pedras devido à construção dos pilares para o portão de acesso e à vala para a colocação dos cabos da electricidade e tubagens diversas.
Bem, o objectivo deste post não é propriamente falar das obras mas, isso sim, dos tranqueiros. Que é isso?  Nesta região chama-se tranqueiros aos pilares que servem de sustentação aos portões maiores ou principais das casas agrícolas. 
Consultando o dicionário, verificamos que o termo tranqueiro traduz outra coisa completamente diferente. A  resposta está na Etnografia e na riqueza da sabedoria popular, ou seja, os tranqueiros servem para segurar as trancas das portas. Certo, nem mais.
A diferença é que já não se usam trancas nas portas. Esses tempos já lá vão, todo o cuidado e cautela nunca é demais.

Sem comentários:

Enviar um comentário