... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

12 de setembro de 2017

Marmelada

Os marmelos estão bem maduros... bem mais cedo que o habitual.
No ano passado foram poucos e pequenos, enquanto que este ano a produção já a podemos considerar normal, com predominância para o calibre grande.

De resto, no nosso pomar praticamente todas as variedades de frutos foram colhidas mais cedo. Coisas do tempo ou do destempo, quem o poderá dizer?

4 comentários:

  1. Os meus pais também têm marmelos e por lá também se costuma fazer, fica deliciosa. Por vezes também fazemos geleia. A sua tem bom aspecto! Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    Tem toda a razão, feita em casa o sabor é outro...
    Como fazemos sempre bastante quantidade, costumamos conservá-la congelada para durante o ano inteiro. Também fazem assim?
    Agradeço a sua visita
    Cups
    António A.

    ResponderEliminar
  3. Linda!
    Também fiz mas, fiz pouca. No ano passado ganhou muito bolor, estragou-se e este ano estou com medo...
    beijinho, eugénia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Já tivemos problemas desses, agora não... Grande parte da marmelada que fazemos guardamos congelada. Fica excelente, sobretudo macia. A outra que conservamos tradicionalmente, dá-nos bastante trabalho em ver quando ganha bolor e raspá-lo que ainda tem outro problema, pois endurece muito.
      Cumps
      António A.
      Horta de Codeçais

      Eliminar