... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

29 de julho de 2014

Tomateiros com mildio

A chuva de há pouco mais de uma semana atrás e os consecutivos dias de humidade associada à  nebulosidade deixaram rasto nos nossos tomateiros com sentença de morte : mildio.
Poucos dias antes tínhamos aplicado calda bordalesa, mas... de nada adiantou;  arrancar e queimar foi o passo seguinte.



Para este ano nada mais há a fazer, pois todas as variedades foram infectadas, resta-nos guardar as sementes de 2013 na esperança de melhor ano, o próximo ano para os tomates  da Horta.


5 comentários:

  1. Olá António,

    Infelizmente o tempo está muito incerto e na primeira oportunidade os fungos atacam, eu este ano tb tive em alguns pés mas mesmo assim ainda tenho bastantes.
    Se precisares de sementes diz pois ainda tenho muitas do ano passado sem qualquer ponta de doença, este ano como atacou mais não vou guardar sementes.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá, Rui Esteves
    O Rui é, para além da simpatia, pessoa preocupada com a solidariedade e partilha, qualidades raras nos tempos que correm... Muito obrigado, julgo que as sementes que tenho serão suficientes a não ser que algo de mau lhes suceda. Fico com essa possibilidade em aberto o que desde já agradeço.

    Um abraço
    António A.

    ResponderEliminar
  3. Porque não fazer a experiencia, de espetar fio de cobre velho que já tenha passado corrente, nos pés doa tomateiros e assim evitar todas as doenças deles !

    ResponderEliminar
  4. Já agora anónimo, qual a diferença do fio de cobre "velho que já tenha passado corrente" em relação ao fio de cobre novo ou sem ter tido corrente???
    E onde estão as provas que o fio de cobre resulta?

    António Pires

    ResponderEliminar
  5. Que pena!!
    Tente semear outra vês e proteja-os pode ser que ainda dê...
    beijinho

    ResponderEliminar