... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

17 de maio de 2012

Semear milho

Ora digam lá que nos tempos que correm estas imagens não são merecedoras de figurarem em galeria dourada na net???



Pelas mais diversas razões e desde que nos instalamos aqui em Codeçais não nos tinha sido possível capturar a imagem do semear o milho com este semeador mecânico puxado pela junta de bois.
Os dois cunhados, o Costa e o Silva lá se entenderam e deitaram mãos à tarefa.


O Silva sempre à soga e o Costa deitando vozes à "ruça", o campo de milho ficou pronto.
Para meu contentamento.

6 comentários:

  1. Hà anos que não via uma imagem dessas... as juntas de bois foram "extintas" da minha terra pelo advento dos tratores! Uma coisa é fácil de constatar: no tempo do trabalho manual\animal estava tudo cultivado e limpo; agora, com dezenas de tratores, está tudo abandonado... A culpa é dos subsidios!!!

    Por cá tambem se utiliza um semeador de uma linha apenas, com um deposito de milho apenas, puxado por uma pessoa... O facto do homem substituir a força animal, tem desvantagens e vantagens.. a principal vantagem é que o homem não calca\compacta tanto a terra semeada...

    Espero que não se tenha esquecido dos grão de milho-rei!!!

    Cumprimentos!

    PS: Aproveito para informar que as minhas pimentas (50%) começaram a germinar com o calor.. e os melões também!!!!

    ResponderEliminar
  2. As vezes quando estou na quinta sentado numa rocha, fecho os olhos e imagino aquela aldeia á 30/40 anos atrás como deveria ser... adorava ter vivido nesse tempo.. tempo onde todos se ajudavam uns aos outros, tempos bonitos que hoje em dia estão esquecidos...
    Obrigado por partilhar essas imagens!
    Bem Haja Companheiro.

    ResponderEliminar
  3. Que previlégio, vai produzir milho biológico? Que sorte. Não tenho agua suficiente, mas as minhas galinhas ião gostar.
    Vá contando como está a correr a produção.
    Ana Mourão

    ResponderEliminar
  4. Que bela imagem, dá uma certa saudade, de quando fazíamos a sementeira do milho no tempo do meu avô, as sementes eram lançadas à mão mas os bois, o dia inteiro na terra, a panela da sopa que a minha avó lá ia levar e que comíamos sentados no chão e depois dormia-se um sesta.... que saudades desses tempos.
    bj

    ResponderEliminar
  5. Onde poderei encontrar sementes de milho biológico? Gostaria de semear este ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Encontra facilmente em qualquer feira semanal das muitas que realizam por todo o país e que nessa zona também as há, o milho cultivado tradicionalmente ( sem transgénicos).
      Cumps
      António A.

      Eliminar