... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

7 de maio de 2012

Rio Leça

Não há fome que não traga fartura... diz o rifão. E assim está a ser no que toca à chuva que tem caído nos últimos dias e que nesta altura está a condenar ao insucesso os "mimos" ou "novidades" há pouco semeadas ou transplantadas. No nosso caso já começamos estes dias, nos intervalos dos chuveiros, a voltar a semear porque a maior parte está perdida.
Hoje, ao início da tarde voltou a brilhar o sol e foi oportunidade para consultar através da net o serviço meteorológico para a semana... e por mero acaso fomos levados para um blog sobre montanhismo (sonhando.sapo.pt) que abordava o Rio Leça. E aqui constata-se mais um disparate em que a internet é pródiga, que com boa vontade quero interpretar como "falta de cuidado" por parte de quem introduz esses dados.
Lá é mencionada a nascente do Leça na Serra da Agrela. Falso.
Com efeito ele passa lá, mas nas faldas dessa serra que por acaso pertence ao Concelho de Santo Tirso e distante da nascença uma boa dúzia de quilómetros.
                                                                                           Foto:Passagem próximo a Horta de Codeçais    

Ora, o Rio Leça passa a cerca de pouco mais de 400 metros e também nasce a pouca distância da nossa Horta de Codeçais.
Para repôr a realidade dos factos, aqui vai:
- O Rio Leça nasce no Monte Santa Luzia, Monte Córdova, no concelho de Santo Tirso a uma altitude próxima dos 420 m, percorrendo pouco mais de 44km quilómetros até à foz, no oceano Atlântico. No seu percurso passa por Refojos, Lamelas, Reguenga e Água Longa ( concelho de Santo Tirso), Alfena, Ermesinde, Maia, indo desaguar junto ao porto de Leixões, em Matosinhos.
Foto: Quedas da Fervença                                                                                      

Ora, perante isto e porque estava sol, lá fomos verificar se ainda passava no lugar habitual, aqui perto da Horta, e... sem espanto lá estava ele, com bastante água. Ainda deu tempo, no intervalo de novo chuveiro, ir até ao lindo lugar das quedas da Fervença, distante da nascente pouco mais  de 1km.
Para os mais interessados, poderão consultar a Wikipédia que apesar de conter algumas inexatidões pouco relevantes,oferece informação mais concreta e com fiabilidade.
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Le%C3%A7a
     

2 comentários:

  1. Ora bem!
    Reposta a verdade dos factos, (que eu acredito) realmente a net só devia mostrar a verdade, sei lá... por exemplo em caso de mentira não deixar publicar, não deve ser difícil accionar um comando assim...
    Eu não me surpreendo com quase nada, mas há coisas que de tão simples ninguém se lembra...
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. O mesmo se passou antes do advento internet; no tempo em que a informação apenas estava nos livros, tambem se venderam mentiras! "Se estava escrito num livro, era verdade!" Tambem hoje ficamos na tentação de acreditar em tudo o que vem na net, mas não nos podemos esquecer, que a internet (tal como a biblia) foi criada por humanos erráticos e imperfeitos!

    Quanto ás sementeiras: O pouco que me nasceu em vasos, aguarda pálidamente dentro de casa; só arrisco quando as previsões forem mais optimistas e duradouras!
    Maio é o mês mais instável, mas não estava habituado a tão baixas temperaturas! O tempo para o crescimento dos melões está a encurtar, por isso este ano vou adoptar uma poda (capação) de 3 etapas nas cucubitáceas...

    ResponderEliminar