... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

6 de abril de 2012

Sementeiras em canudos

Estes são alguns dos resultados.
São visíveis os rebentos de abóbora porqueira, abóbora menina, abobrinha e courgete bianca da Sicilia. Não são apenas estes os recipientes onde fizemos ou estamos ainda a fazer por fases as sementeiras de verão de maneira a que as germinações ocorram espaçadas das diferentes variedades de pimento, de tomate, de courgete, de melão e melancia, pepinos, alface e tudo o mais. Devo referir que pela primeira vez iremos semear variedades que nos foram enviadas pelo amigo Rui Esteves.

Em anterior post falamos apenas na reutilização dos canudos, mas na verdade deitamos mão a tudo que sirva para o efeito. Aqui na foto estão algumas embalagens de sumos, mas costumamos também utilizar os copos de café, embalagens de natas, embalagens de ovos ( unicamente para as alfaces ), etc. Claro que a quantidade e disponibilidade para estes recipientes é menor, como facilmente se compreenderá.
A par de tudo isto também fazemos sementeiras na horta, em local definitivo. Estas sementeiras, são ao jeito de reforço porque  diretamente na terra... surgem muitas surpresas.

4 comentários:

  1. Bom dia e boa pascoa!
    Obrigada pelas simpáticas palavras, até me sinto mais do que realmente sou, eu só faço as coisas à minha maneira e depois conto como foi...
    Mas venha sempre visitar-me e deixe sempre a sua impressão porque os comentários deixam-me muito feliz...
    Entretanto as suas sementeiras estão muito bem encaminhadas e em materiais reciclados assim é que se faz, parabéns.
    obrigada

    ResponderEliminar
  2. Viva António,

    Tenho a diz que tb semeei as suas sementes e faço muita fé no melão casca de carvalho.
    Boa sorte para as suas sementeiras.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!

    Há anos que procuro "acertar" no melão casca de carvalho, mas julgo que as sementes e\ou os pés que se compram não são de qualidade;
    Será que pode dispensar 5 ou 6 sementes das suas?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Ok. Envie para o mail: hortadecodecais@gmail.com o endereço de correio. Já agora tem blog na net?

      Cumprimentos
      António A.

      Eliminar