... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

20 de abril de 2012

Doce de laranja em tempo de chuva...

Abril águas mil, diz o ditado.
Os trabalhos na horta vão sendo adiados devido à chuva que tem caído desde 3ª feira, mas... ainda bem e para ocupar algum do tempo disponível e porque é tempo de abundância de laranja fizemos doce com esta deliciosa fruta.
Para os mais interessados, aqui vai a receita:
- 1 kg laranja ; 2 kg de açúcar ( pode-se reduzir 10% a 15 % para quem não gostar demasiado doce); sumo de 1/2 limão médio;1,5 l de água.
Cortar a laranja em fatias muito finas em formato meia lua, deite juntamente com a água na panela que vai ao lume e deixar a macerar de um dia para o outro; levar a lume brando cerca de 1hora para amaciar as cascas; depois, junte o açúcar e o sumo de limão e deixe  continuar a ferver em lume brando cerca de 1,5h para ganhar consistência , tendo o cuidado de ir verificando até atingir a espessura desejada.
Depois de amornar um pouco, proceder ao envasamento e para não ganhar bolor não esquecer do procedimento da esterilização e pasteurização para aguentar longos meses.
Não sei a origem desta receita mas é uma doçura... pronta para adocicar os nossos dias.


2 comentários:

  1. Adoro ver chover; creio que todo o genuino amante da terra, partilha comigo esta verdadeira maravilha que é, sentir o cheiro da terra molhada ao som das primeiras chuvas, depois de alguma seca! Algo inconfundivel!!! Para mim, basta surgir alguma preguiça ao levantar da cama pela manhã, para ter a certeza que está a chover lá fora. É nestes dias, (em tempo livre) que canalizamos as nossa energias para tarefas dentro do conforto da nossa casa.. confecionando compotas, por exemplo! De laranja nunca fiz; mas de abóbora, ficou 5 estrelas! O requeijão que a acompanhou "sentiu-se" lisonjeado!!! Uso um método diferente, sem adição de água, mas muito eficaz, e que conserva um pouco mais a textura e os aromas: Cozinho a polpa em lume brando, sem açucar, até evaporar a quantidade desejada de água! À parte, fervo o açucar até ficar em ponto; desligo tudo e misturo! E pronto, tá feito!!!! Experimentem...

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que chove... vamos rezar para que venha na medida certa.
    A minha receita é boa mas essa parece melhor acho que vou experimentar, também tenho bastantes laranjas que me deram...
    beijnho

    ResponderEliminar