... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

7 de março de 2012

Batatas de semente - 2

Pronto, a sementeira da batata para este ano já está acabada. Agora foi a batata branca kennebec a que juntamos  mais alguns baldes de batata chamada de segundo ano e, anteriormente, na 3ª semana de fevereiro, a vermelha desirée.
Vamos esperar pelos resultados.
No sentido de observar a rotação das culturas, de véspera quisemos ouvir a opinião do nosso " mestre" de lavoura Joaquim Abílio que nos pareceu estar sóbrio e foi logo peremtório:-" a batata dá-se melhor em terra que não tenha sido amanhada." E assim decidimos plantá-la numa parcela que há muitos anos não é fabricada e para a qual ainda não decidimos se devemos avançar com a plantação de citrinos ou de kiwis...
Estávamos com a esperança que o nosso "mestre" de lavoura ajudasse à sementeira, mas... não apareceu e nem rasto. É habitual nele. Valeu-nos o incansável ajudante Yanmar que em troca de algum gasóleo trabalha, trabalha... e por isso mesmo merece figurar na fotografia.
Nota: -valorizamos a informação da Ucanorte-União Agrícola do Norte,CRL.
Batata kennebec:Variedade semi – precoce de pele branca e polpa branca, com forma oval – oblonga. Produções altas, boa para armazenamento, e pode ser utilizada em culinária de todas as formas com grandes qualidades gustativas. Resistente ao vírus Y e A , e sensível ao verticílium.


4 comentários:

  1. Muito bem!
    Eu este fim de semana também quero ir semear as minhas... Mas eu é com enxada e braços, sem ajuda.
    As minhas sementeiras são pequenas.
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. tambem ja semeei as minhas, mas tambem é com a ajuda de enxada, tambem é pouca quantidade.

    boas culturas.

    ResponderEliminar
  3. Tanta batata! É para dar e vender ou é só para comer?

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos.
    Apesar de contar com a ajuda do trator que alivia muito o trabalho, há a parte restante que é cobrir a batata e isso também deixa alguma mossa no corpo.
    Quanto à quantidade semeada... não é propriamente demais (se correr bem) tendo em conta que é para repartir por mais duas famílias, ou seja, pelos dois filhos. Acreditem que é uma das coisas que me dá alegria a repartição de tudo quanto se produz aqui na Horta de Codeçais.
    Um abraço a todos.
    António A.

    ResponderEliminar