... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

25 de fevereiro de 2012

Sementeiras em canudos

Apesar da falta de chuva há que ultimar o planeamento das culturas e sementeiras porque esse tempo está aí à porta. Por essa razão ao avaliarmos as necessidades e o estado dos recipientes para as diferentes sementeiras ocorreu-nos partilhar com os amigos e visitantes da "Horta de Codeçais" a nossa experiência na utilização dos canudos dos rolos de papel higiénico para a sementeira de pimentos, abóboras, courgetes, pepinos, tomate, melões, etc.
Este ano, pela primeira vez, iremos utilizá-los para a beterraba vermelha.

A foto mostra o essencial: canudos, linha, tesoura e plástico.

Apesar das couvetes em plástico possibilitarem utilizações sucessivas, a utilização destes canudos é incomparavelmente mais barata. É, também, uma forma de reutilizar os ditos canudos e de reutilizar os sacos de plástico.

3 comentários:

  1. Boa, a ideia é mesma essa, Reciclar! Eu fiz os meus em jornal, já tenho plantinhas a crescer, mais logo coloco no blog.. Abraço amigo

    ResponderEliminar
  2. Grande ideia! São destas que eu gosto, quando sentados.. tal qual "o pensador" de Rodin :)

    ResponderEliminar