... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

12 de novembro de 2011

Rôlas à espera...

... de tempestade.
Tempo cinzento, escuro, tempo de espera pela borrasca anunciada para hoje. Elas, as rôlas, esperam e... nós também. Nada a fazer, ainda bem que não mandamos no tempo, senão...

Este tempo começa a pedir lenha a crepitar no fogo da lareira, labaredas de cores a aquecer-nos o corpo enquanto a matéria se contorce e retorce em troca do nosso bem estar.
E elas, as rôlas, em que fogo se aquecem?
É curioso, nunca antes tinha pensado nisso.

2 comentários:

  1. Lá fora já se vÊm os raios de novo e a chuva a cair fortemente, e agora a ler este post fiquei nostálgica... Se agora estou tão bem no conforto do meu lar penso onde é que os animas procuram o seu conforto. Que a natureza os proteja.

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Há muitos, muitos anos atrás, um homem que aparentava idade avançada, todas as semanas, à sexta-feira, a meio da tarde, parava a descansar sentando-se na pedra que assinalava o marco kilométrico embutido na parede do mercado, em frente à nossa porta de casa.Vinha da feira semanal e ia com destino certo, a julgar pela quadra que repetia vezes sem conta:
    -" a minha terra é Belinho
    (...)linda sem igual.
    Tenho animais e passarada,
    é onde tenho o meu ninho."
    Ora, o destino dele ficava distante aproximadamente 14 km. E nós, a criançada, gostavamos de o ver colocar o dedo indicador na frente da boca, ouvi-lo dizer coisas do género:- não se tiram os ninhos aos passarinhos.

    Este velho denotava sensibilidade pelas aves,no fundo preocupações com a natureza.
    E a sensibilidade que se vislumbra no comentário da Rosarinho, remeteu-me de imediato para a lembrança da estória do velho sem história que passava todas as semanas a nossa casa.
    Obrigado

    António A.
    Horta de Codeçais

    ResponderEliminar