... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

4 de outubro de 2011

Abóboras...

...poucas, muito poucas
A mãe terra  tem destas coisas, abóboras poucas para guardar, as couves Penca da Póvoa com crescimento e tamanho anormais e macieiras floridas em Outubro.
É, é assim mesmo. A nossa cultura de abóboras não correu bem este ano e a colheita foi o que se vê. Estas são as que tinham tamanho e peso razoável, porque  muitas outras seguiram para a compostagem por serem pequenas demais.

Quanto à couve, na variedade Penca da Póvoa muito apreciada na época natalícia, é habitual ser plantada nesta região na última semana de Agosto. Plantamos no dia 24 e já estão conforme se vê em pouco mais de um mês.

Algumas macieiras também reclamam ser faladas e vai daí decidem florir em Setembro e Outubro. Algumas exibem frutos e outras a beleza efémera da floração.

Seja como for, somos pela aceitação e não pelo  protesto.



2 comentários:

  1. Bom dia .
    Mais vale poucas q muitas,eu este ano não plantei na altura certa,depois acho q as sementes tb nao era das melhores,prontos este ano fiquei sem abóboras.
    Mas o treinador do meu Woozie ofereceu me uma abóbora enormeeee em troca de um frasquito de doce de abóbora e nozes ehehehhe.

    beijos e lambidelas da malta
    pituxasilva

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde António,

    Este ano não foi muito bom nas abóboras, mas no ano passado tive abóboras com mais de 50 kilos, muita dificuldade em transportar!
    Boa sorte para o próximo ano!

    Cumps

    ResponderEliminar