... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

21 de fevereiro de 2017

Morangos.Estrumar a terra com ...guano

No ano passado, utilizamos pela primeira vez guano para fertilizar a terra dos nossos morangueiros. Este ano voltamos a utilizar guano porque entendemos que valeu a pena, na medida em que a produção foi boa.
Ao longo dos anos tratamos os nossos morangueiros exclusivamente com compostagem caseira e não temos razões de queixa. Simplesmente a produção foi ainda superior com este adubo orgânico, sendo esta a razão da nossa preferência.
Somente daqui a duas semanas ou eventualmente uns dias mais, é que plantaremos os pés de morangueiros. Este compasso de espera justifica-se para que o guano misturado com a terra envelheça um pouco, a fim de evitar queimar as raízes, no caso de ainda não estar curtido.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá
      O guano é um fertilizante organico natural, que resulta de fezes de aves. É proveniente de alguns países da América Central. É um fertilizante utilizado em A.Biológica. Tem apenas um inconveniente: quando se retira dos sacos cheira bastante mal, mas depois de incorporado na terra não há qualquer mau cheiro. Substitui bastante bem o esterco de galinácios.
      Cumprimentos
      António A.

      Eliminar
  2. a minha pergunta è onde posso comprar obrigado

    ResponderEliminar

  3. Desculpe a demora da resposta.
    Encontra por certo em qualquer casa de produtos agrícolas, pois no meu caso foi comprado na cooperativa de produtores agrícolas de Santo Tirso.
    Um abraço
    António A.

    ResponderEliminar
  4. Amigo António
    Também já experimentei essa "estrumagem" e com muito bons resultados.

    Abraço

    J.Lopes (diariodevidanatural.blogspot.pt)

    ResponderEliminar