... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

6 de outubro de 2015

Dióspireiro

... coroa-de-rei partido devido ao peso dos frutos e à forte ventania, desta manhã, cá por estas bandas. De tarde, com alguma melhoria no tempo e alguns raios de sol deu para avaliar as consequências da chuva e do vento.
Temos árvores tombadas e ainda outras com estragos mais ou menos significativos mas o dióspireiro deixa mais pena pela grande quantidade de frutos que tinha e que não se aproveitam por estarem longe da maturação.

5 comentários:

  1. Uma pena mesmo! eles carregam tanto, o meu também está derreado com tanto fruto.
    beijinho, eugénia

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente tive que arrancar o meu porque moro numa zona ventosa. A maior parte dos diospiros caia antes da maturação. Pena ser uma arvore pouco robusta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Assim é de facto, o lenho é pouco robusto e modo geral carrega muito em frutos, vai daí partir com facilidade. Estamos numa zona bastante alta ( cerca de 400m alt ) e muito ventosa. De há 5 anos a esta parte já partiram dois de forma irremediável e ainda conservamos outros dois para além deste... não desistimos de ter dióspireiros apenas porque adoramos estes frutos.
      Um abraço
      António A.
      Horta de Codeçais

      Eliminar
  3. quanto tempo tenho que esperar dese a plantaçao até ter os primeiros frutos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Bem.. habitualmente compramos as pequenas árvores de fruto nos viveiristas ( não vamos falar de enxertias feitas por nós). Assim sendo, a partir do 3º ou 4º ano já podemos falar em colher bons e saborosos dióspiros, ou seja a árvore começa a produzir com regularidade. É claro que antes dessa idade é frequente vingar um ou outro fruto e muitas vezes vemos à venda pequenas árvores já com frutos dependurados que servem para ver a qualidade da variedade.
      Não hesite em plantar diospiros quer seja coroa-de-rei ou fau-fau ( também conhecido por dióspiro maçã ou de roer) que é fruta deliciosa pouco exigente em cuidados: apenas terra boa e bom estrume inicial. Não são conhecidas doenças. Pessoalmente costumo fazer alguma poda para não deixar crescer demasiado porque anualmente faz rebentaçoes novas e vigorosas que vão desequilibrando a árvore e como o lenho é pouco robusto com ventos fortes parte com facilidade.

      Um abraço

      Eliminar