... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

18 de abril de 2014

Maracujá roxo



Os pequenos frutos são cada vez mais procurados  e  desejados,  com inúmeras utilizações passando pela doçaria ou em bebidas refrescantes e é tão gratificante tê-los ao alcance das nossas  mãos… e ainda há as espécies que nos proporcionam sombra agradável nos quentes dias de verão, como é o caso do maracujazeiro.

A propagação por semente  é a forma mais  utilizada de relativa facilidade na germinação – é frequente deparar-se-nos pequenas plantas algum tempo depois do fruto ter caído na terra .    
É  conveniente separar as sementes inviáveis com um copo  utilizando um processo parecido  com a recolha de semente de tomateiro, mas apenas por poucas horas, permanecendo no fundo aquelas que serão viáveis. 
Nesta altura do ano nem será preciso esperar por uma completa secagem das sementes.

3 comentários:

  1. Bom dia
    Pode-me informar a melhor altura para plantar os pés de maracujá?
    Obrigado
    A. Varzino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Pela minha experiência devo dizer que é esta a altura certa ( Setembro, Outubro). Vou fazer o mesmo estes dias plantando mais maracujás para uma nova ramada.
      Cumps
      António A.

      Eliminar
  2. Olá!

    Podem consultar o meu blogue sobre maracujás e outras frutas exóticas:

    http://my-passiflora.blogspot.com

    Cumprimentos,

    João Franco

    ResponderEliminar