... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

12 de dezembro de 2013

Calagem

Procedemos à calagem de uma área razoável cá da Horta, seguindo o conselho de alguns sabedores das coisas da agricultura dado que há muitos anos esta terra não era cultivada.
Em função da área, metade da cal foi incorporada com a mobilização profunda e a parte restante com a regularização do terreno.

Assim, estamos a preparar a terra com a antecedência conveniente para as culturas que irão ocorrer em tempo próximo da primavera, as " novidades" como por estas bandas são chamadas.
Como é do conhecimento geral o objetivo da calagem é corrigir o PH para um desenvolvimento satisfatório das culturas, eliminando a acidez do solo e fornecer suprimento de cálcio e magnésio para as plantas.

6 comentários:

  1. Tem mesmo de ser feito! Depois da Poda será a minha vez de deitar cal na terra!! Boas culturas

    Januário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Obrigado. É com satisfação que registo que os " amigos" - muitos deles até agora ainda não nos conhecemos pessoalmente - continuam a manifestar interesse em espreitar o conteúdo deste blog.
      Cumprimentos.
      António A.

      Eliminar
    2. Olá,
      Gostava de saber que tipo de cal é que se usa para esse fim de enriquecer os terrenos.
      António

      Eliminar
    3. Olá António, normalmente utilizo cal virgem.. costumo arranjar isso nos Grémios!
      Cumprimentos
      Januário

      http://tubaral.blogspot.pt/

      Eliminar
    4. Olá
      O Januário já deu uma resposta que certamente vai ao encontro da dúvida do António.
      A cal utilizada na agricultura é nem mais que a cal viva em pó que encontra em embalagens de diversas pesagens, desde 5 kg a 40 kg, em qualquer estabelecimento de venda de produtos agrícolas, e é importante a sua utilização para corrigir a acidez das terras. Há na net diversos sites com informação detalhada e rigorosa sobre as vantagens da utilização da cal bem como as quantidades a utilizar em função da área, a que eu acrescento - por experiência própria - alguma eficácia contra lesmas e caracóis.
      Desejos de um bom ano e... vá dando notícias.
      Um abraço
      António A.
      Horta de Codeçais

      Eliminar
    5. Olá
      Januário e António A., muito obrigado pelo vosso esclarecimento. Vou então procurar a cal viva para tratar a terra e aguardar pelos resultados.
      Votos agrícolas de um excelente Ano de 2014!
      António

      Eliminar