... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

18 de julho de 2012

Courgete amarela

De um modo geral aqui, na Horta, não semeamos horticolas  ditos "coisa nova", porque conhecemos bem a zona onde estamos instalados e pelo facto de estarmos numa altitude considerável ,  por via de regra as experiências são condenadas ao insucesso e os hortícolas habituais também são semeados por vezes com semanas de atraso, dependendo obviamente dos fatores climatéricos.

Mas nem sempre nem nunca, como diz o povo.

Há alguns meses atrás, o Rui Esteves teve a amabilidade de enviar uma razoável quantidade de sementes, nas quais se incluíam algumas variedades de courgete, nomeadamente da cor amarela que nos suscitou interesse.
Assim, fomos no desafio e constatamos que são tão produtivas quanto outras variedades que desde sempre aqui produzimos, em particular a beauty.

 

Aqui estão, meramente a título de amostra, três das variedades que o Rui nos enviou ( amarela, verde claro e bianca ).

Para consumo cá da casa preferimos as courgetes bem desenvolvidas, têm outro sabor, mais intenso... gostos.

4 comentários:

  1. Boa noite António,

    Fico contente por ter gostado! este ano a novidade foi a courgette redonda e posso afirmar que foi sem duvidas a melhor courgette que tive até hoje tanto na produção como no sabor, no final da estação já sabe que pode contar com sementes para poder experimentar para o próximo ano!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. ÓóóH!...
    Este ano não tenho courgetes, as do Rui conforme nasceram, morreram, das outras, plantei por duas vezes e acho que não tenho lá nenhuma...
    Mas, também já não vou ao quintal há que tempos, veremos.
    bj

    ResponderEliminar
  3. Belas culturas, as minhas também não deram nada de especial, deram flores que por sinal também são lindas :)

    ResponderEliminar