... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

23 de dezembro de 2011

Natal com Sopas Sêcas

É tempo de Natal e, por muito atarefado que seja o quotidiano da nossa vida, surgem momentos em que somos remetidos para a nostalgia... de natais anteriores.
Nessas reminiscências é vulgar rebuscarmos cenas, episódios, acontecimentos, hábitos, costumes,ou seja, um sem fim de lembranças que é o suporte das nossas raízes, da nossa identidade.
E, assim sendo,  veio-me à lembrança uma "quase" iguaria que em tempos recuados não podia faltar na mesa de Natal cá por estas bandas, nestas terras que foram berço de S. Rosendo: - as Sopas Sêcas.
Sabemos que em outras regiões do país também era tradição mas, na atualidade, já não se dá importância a esta doçura e raramente os restaurantes a incluem nos seus menús, contribuindo assim para um galopante esquecimento desta sobremesa simples, fácil e barata.

                                                   A receita: - pão, água, açúcar e mel.
As quantidades ( qb ) serão em função do gosto e da quantidade de pessoas. Leva-se ao forno num alguidar de barro até ficar com a crosta tostada. Está pronto a ser servido.

"Receita de Natal", original de A. Assunção, 1984 ( óleo s/ tela 46x33 )
Não temos fotos desta gostosura mas substituímos pela pintura onde está retratado quase tudo que é necessário para o sucesso desta receita.
 (É provável que uma das razões deste esquecimento em nossas casas em confecionar as Sopas Sêcas se prenda com o utensílio tradicional, o alguidar de barro vidrado de bordas amachucadas, mas pode ser feito em qualquer outro utensílio que possa ir ao forno).

A todos os amigos e visitantes do blog, expresso o desejo de um Natal com tudo de bom e com esperança, muita esperança no futuro.

4 comentários:

  1. Pois é verdade, a falta desta iguaria hoje, prende-se com a fartura existente...
    Mas não é bem assim, a minha filha que mora em Penafiel, fala que a tia dela, ainda a faz uma vez por outra.
    Continuação de boas festas.
    bj eugénia

    ResponderEliminar
  2. Conheço as sopas secas, exatamente como está descrita. Não são uma tradição em minha casa, pois eu sou transmontana, mas são desta região, que me acolheu há muitos anos.
    Umas boas entradas em 2012, com muita saúde, paz e amor.
    beijos

    ResponderEliminar
  3. A simplicidade da receita deixou-me boqueaberta e cheia de vontade de experimentar!

    Que 2012 traga boas surpresas para a Horta!!

    ResponderEliminar