... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

2 de junho de 2011

Coruja bebé

Não fosse o mero acaso de o Manuel ter "topado" com esta coruja bebé meio escondida na vegetação e... abordar num post o assunto sobre corujas era algo que não me ocorreria.  Mesmo assim, não sei se é assunto que mereça grande atenção porque a Coruja não é uma ave que atraia muita predileção, bem pelo contrário, ave nocturna que pelos sons que emite, diz o  povo, é uma ave agoirenta.
O seu  huu... huhuhuhuuuu...hu, guincho longo e trémulo, não será das melhores melodias para serem ouvidas em noites de insónia, ou para nos acompanhar a altas horas da noite em locais mal iluminados, mas cada ser tem a voz que o criador lhe deu!
Esta coruja bebé, certamente, não terá resistido à tentação da vertigem radical do seu batismo de voo planado e ... pumba, só parou no chão.
Deixá-la no local onde foi encontrada - eventualmente ser alimentada ou não pela fêmea -  certamente seria um alvo fácil de qualquer outro animal predador  e, nessa conformidade, porque julgamos ser uma das espécies protegidas, sugerimos ao seu achador dar conhecimento ao SEPNA da GNR.

ps: julgo tratar-se de uma coruja-do-mato (strix aluco) e que me perdoem os especialistas se para tanto estiver errado

4 comentários:

  1. Não sei se é de mau agouro ou não, eu acho-a linda, nunca tive a felicidade de ver um animal desses lá pelos meus lados.
    Há dias vimos esquilos no Monsanto quando fomos treinar... que coisas mais lindas, animais que só vejo no cinema, na tv ou no zoo.
    bj eugénia

    ResponderEliminar
  2. Que bonita :)

    Aqui perto de casa tb há algumas de noite ouvimos: huu... huuuuuu... huu..
    :)

    ResponderEliminar
  3. É muito bonita. Eu, há dias, descobri que tinha um porco-espinho no meu quintal. Fiquei muito admirada porque moro numa zona urbana, mais ou menos. O meu cão não se calava, a ladrar para um canteiro, fui ver, e lá estava ele, a tentar esconder-se e a tremer de medo (acho eu). Tentei tirar fotografias mas só o apanho de costas.

    ResponderEliminar
  4. Fantástico!!! Essa ave é qualquer coisa de incrível...

    ResponderEliminar