... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

23 de junho de 2011

Adivinhar o futuro...

... com um ovo dentro de um copo com água. 
Estará certamente em desuso mas, por aqui, em dia de S. João as moças casadoiras ( e as outras ) tentavam adivinhar o seu futuro, principalmente o oculto anseio do casamento.

Ora vamos lá ao lado prático deste costume: - parte-se o  ovo dentro de um copo com água ao meio dia. Seguidamente  cobre-se o copo com uma toalha, reza-se três vezes o Credo e expõe-se ao sol durante meia hora no peitoril de uma janela. Se a clara do ovo dentro da água toma a forma de pinúculos à semelhança de torre de igreja  é casamento, de um caixão morte,  de um navio embarque,  de elos ou círculos sobrepostos fortuna, de uma montanha riqueza em terras.

Nem sempre as imagens se apresentam com estes contornos bem definidos, mas é fácil ver nelas o que se deseja.
Muitas gerações acreditaram neste costume e hoje ainda haverá quem acredite nesta forma de adivinhação? Se fosse fiável todos tentariam ver, por antecipação, o futuro. O mundo dos nossos dias não se compadece destas ingenuidades e anseios!
O assunto de hoje vem à baila por duas razões. A primeira por ser véspera de S. João e depois porque este costume supersticioso é um pouco diferente de outras regiões do país. A costumeira geral e sem tantos detalhes é fazê-lo na noite de 23 para 24 e na manhã seguinte ver o resultado.

3 comentários:

  1. OLÁ
    Eu nem sabia disso, mas é engraçado e costuma se dizer q as coisas antigas são certas.

    beijos e lambidelas da malta
    pituxasilva

    ResponderEliminar
  2. Eu não acredito muito nessas coisas, mas já deu para perceber que gosto dessas coisas antigas...
    Gosto de contos, tradições, etc. mas essa do ovo não sei porque mas não me convence.
    Continue que eu cá estarei para ver...mais coisas
    beijinho
    eugénia

    ResponderEliminar