... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

5 de abril de 2011

Corre, corre cabacinha, corre...

- Nestes dias de Abril tem estado tanto calor que não sei se deva preparar já algumas sementeiras de abóboras, dizia eu para o Joaquim Abílio, o companheiro - que pouco ajuda, diga-se - nos afazeres cá da Horta.
Subitamente, disparou da minha beira deixando-me a falar sozinho. Tal e qual. Levou-me a pensar: - fala-se em trabalho e... desaparece, talvez a secura o tenha levado a molhar as goelas em vinho, como sempre faz. Coitado, sabe-se lá a razão porque se refugia no álcool!!!
Mas não, pouco depois regressou com uma cabaça na mão.
- Tome lá, não se esqueça de semear também destas, agitando bem a cabaça como se fosse uma maraca para se ouvir bem o conteúdo das pevides.
No imediato me fez lembrar o conto tradicional, a história que fala de uma velha que para fugir ao lobo que se encontrava na floresta se meteu na cabacinha... histórias, histórias que nos povoava a cabecita há muito tempo atrás. Quantos se lembrarão desta lengalenga:                                      "não vi velha nem velhinha/ não vi velha nem velhão.
                     Corre, corre cabacinha, /corre, corre cabação".

Bem, mas a cabaça não é só história. Em tempos que já lá vão,  as pessoas nos meios rurais usavam a cabaça  para guardar a água que levavam com elas para os trabalhos do campo e com vinho para as romarias. Atualmente fazem apenas parte do folclore como memória etnográfica.

9 comentários:

  1. Estive À procura na Internet de informações sobre como secar uma cabaça e não encontrei. Talvez o Sr. Joaquim Abílio possa dar umas dicas aqui ao pessoal.

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    A secagem das cabaças é feita de forma "natural", ou seja, simplesmente penduradas ao arbusto a que se agarrou no desenvolvimento e exposta ao tempo até secar.A cabaça é uma planta rasteira semelhante à abóbora mas não tem nada de comestível. Claro que desta forma perdem-se muitos exemplares, sobretudo por apodrecimento.
    Contudo, para se obter melhores resultados deverá ser da seguinte forma: colhem-se as cabaças lá por fins de setembro/outubro e penduram-se pelo "caroto" sob um telheiro ou num espigueiro, ou ainda no teto de cozinha agrícola, próximo da lareira para adquirir a linda cor acastanhada. Assim a cabaça vai envelhecendo e endurecendo a sua casca sem se danificar e fica pronta para algumas utilizações e até para decoração.

    Um abraço
    António A.

    ResponderEliminar
  3. Olá António!
    Eu bem que gostava de ter abóboras dessas, mas ainda não arranjei sementes, vou tentar arranjar mas se não conseguir acha que me consegue mandar umas poucas num envelope???
    bj eugénia

    ResponderEliminar
  4. Olá!!
    A cabaça que o João (Quinta das Mogas) fala foi uma que o meu pai, na melhor das intenções, tentou secar. Ficou tão feia, começou a ficar preta, que acabamos por abri-la e retirar as sementes. Pois não conhecíamos o processo de secagem…

    Há poucos dias semeei duas sementes num vaso ao acaso para ver se pegavam. E em apenas 3 dias elas rebentaram com uma pujança… só visto. Estamos ansiosos por ver a plantinha daquela cabaça comprida (de forma fálica, diga-se foi a razão da compra) e malhada de verde e amarelo.

    Eugénia, se pretender das minhas sementinhas envie um email no nosso blog da Quinta das Mogas. Tenho muito gosto em partilhar o prazer de as ver a brotar (nunca tinha visto).

    Beijinho
    Antónia

    ResponderEliminar
  5. Olá, Eugénia.
    Quanto às sementes está à vontade, ok?

    Cumprimentos
    António A.

    ResponderEliminar
  6. São tão giras! Adoro vê-las a decorar as casas!!!

    Ainda hei-de ter uma :)

    ResponderEliminar
  7. Tenho sementes de várias espécies; desde pequenas com 10cm de altura, a cabaças com capacidade de 25 litros..
    Para a cabaça ser bem seca, primeiro tem que estar bem criada; como é de crescimento relativamente lento e gosta de calor, convém semear cedo, para que quando chegar o frio, o fruto já esteja bem maduro e resistente.
    Por aqui é habitual deixar a cabaça a apanhar geada, e de vez em quando raspa-se a pele que vai apodrecendo, ficando apenas visivel a parte dura.
    Depois é levada para junto da lareira para secar. Depois de bem seca é furada e extrai-se com paciencia todo o interior, usando um pequeno arame e depois uma pequena corrente atada a um fio, que se agita no interior para limpar; Para ser possivel encher com vinho é necessário "enfarnar" a cabaça: É mergulhada no lagar com o vinho a ferver...
    Há quem faça doce de cabaça.. e é bem bom!

    ResponderEliminar
  8. ola meus amigos!;)
    desde 2011 que tenho o gosto por cabaças.. este ser cativa me independentemente das suas formas...

    ja fiz algumas decoraçoes nas que me tinham oferecido e gostei tanto..

    entao decidi plar cabacinhas ..e nao tive sorte nehuma!!;(
    Semeei em vasinhos pekeninos... no mes d maio (2012)transplantei as para a terra,,, numa vinha ca do terreno de casa... para quando crescerem atreparem pela vinha... e... azar que tive.. as plantas começaram a morrer, outras ficaram verdes, e so deu duas cabacinhas pekeninas ,que rapidamente foram murchando e nada!

    Alguem me sabe dizer qual a altura ideal para plantio de cabaças???

    Ha quem diga no inicio da primavera, mas tambem no fim do verao... afinal qual a epoca ideal!?;)

    Deia me noticias positivas por favor;), gostava tanto de ter cabacinhas do meu proprio terreno!

    nao tenho tido muita sorte.
    vamos la ver se ao menos me dao boas noticias;).

    abraço a todos

    ResponderEliminar
  9. Olá, Alexandra
    Está quase a chegar a altura ideal para concretizar o que pretende e tanto diz gostar... plantar cabaças.
    - Abril é a altura ideal para deitar à terra as sementes, ou seja, a cultura da abóbora e toda a família, onde se inclui as cabaças, quando o tempo começa a aquecer. Deverá faze-lo em covacho ( uma cova grande com muito estrume)e nela deite algumas sementes; ou então semeie como fez em vasinhos e logo que apresente a 3ª folha transplante para local definitivo em terreno bem estrumado os pés distantes umas das outras . Não esqueça a rega nos dias de calor e lá para setembro diga alguma coisa, ok?
    Cumps
    António A.

    ResponderEliminar