... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

28 de março de 2011

Cabritinha... no telhado

 - Olha o "diacho" da cabritinha p'ró que lhe havia de dar!
Ouvi assim, sem mais. Alonguei o olhar para o sítio mais improvável e lá estava ela, a cabritinha, no telhado do anexo a cheirar demoradamente a chaminé.
Não, não foi difícil lá chegar, aproveitou o desnível do terreno e com um pequeno salto lá conseguiu chegar onde chegou.

Recentemente a família cabresa do sr. Fernando aumentou com o nascimento de dois filhotes. Para além de serem uma ternura é divertido vê-los em correrias, aos pinotes e em pequenas lutas ( as brincadeiras da idade).

O mundo da cabritada.
Mas não se diga que entre iguais não há respeito.
Nesta foto, o olhar atento da mãe cabra desafia o que para muitos humanos é frequentemente declinado.

5 comentários:

  1. Que imagem mais saudosa, do tempo da vida no campo...
    A mim só me apetece arranjar uma ovelha e ir pasta-la para o Monsanto, é tanta erva tão boa que dava para criar um rebanho.
    Estas pessoas da cidade têm cães maiores que ovelhas, eu cá arranjava era uma ovelha e levava-a para pastar enquanto eu corria. Depois tirava o leite e fazia queijo...
    devaneios.
    bj eugénia

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    Queira desculpar mas afigura-se-me que a Eugénia é pessoa saudosista... é, pois é? Eu também o sou e não me envergonho. Seja como for considero-a pessoa muito querida na forma como aborda os assuntos e por isso aprecio os seus comentários e escritos dos seus posts e só não intervenho com regularidade por preguiça.
    Cumprimentos.
    António A.

    ResponderEliminar
  3. Essas cabrinhas são mexericas como as nossas, desta ultima vez que nos foram para o telhado partiram uma telha da borda. Tudo para conseguirem chegar a um pessegueiro que pende sobre o telhado. São lindas!!!

    ResponderEliminar
  4. Acabei de comprar um casalinho de cabrinhas, para juntar com as ovelhas, ja me disseram que as cabras saltam as vedações, e agora ao ver esta foto fico assustado.
    Se depois as cabras saltarem as vedações irão destruir-me a horta, plantações de milho etc etc ... aiii vamos ver se nao me arrependo

    ResponderEliminar
  5. hehehe... e eu ainda reclamo que um dos meus cães salta o muro com 2 metros... hehehe

    ResponderEliminar