... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

14 de janeiro de 2011

Matar saudades... pelo Natal (2)

Já devia ter publicado este post mas... as coisas são como são e o assunto não perde actualidade.
Quando na véspera de Natal fomos matar saudades ao Cordão da Granja ( assunto que abordamos no anterior post ) e porque se tratava da úiltima visita trouxemos também algumas plantas envasadas e sementes diversas.

 É o caso das sementes de Louro.
Vamos deitar à terra a partir de Fevereiro, deixar que germinem e esperar que os resultados sejam bons. O loureiro forma excelentes sebes e é muito útil até para afastar os mosquitos. Seria fácil trazer alguns pés jovens e plantar aqui em Codeçais mas acontece que o loureiro não gosta de ser transplantado - falamos por experiencia -, preferindo desenvolver-se na terra onde germinou.

Loureiro: planta subarbórea, com folhas odoríferas utilizadas como condimento, com pequenas bagas empregadas em medicina e na indústria, pertencente à fam. das Lauráceas, cultivada e  espontânea em Portugal; também denominada loiro, louro e sempre-verde, em algumas regiões.

6 comentários:

  1. Tenho lá um loureiro com bagas e agora?
    Recolho e semeio ou tenho que esperar que seque?
    Essas também me parece qe estão verdes...
    bjs eugenia

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    A terra já está à espera. Não é necessário que as sementes sequem. Escolher o local, deitar à terra e esperar que uma boa parte brote lá para Abril ou Maio.
    A experiência ditou-me desta forma.

    Cumps.
    António A.

    ResponderEliminar
  3. A AMES retribui os elogios e deixa os parabéns pelos resultados!

    Melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Olá, preciso de sementes de loreiro urgente, onde comprar? agradeço essa informaçao se for possível... obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Como nunca precisei de comprar semente de loureiro não tenho ideia precisa de onde o comprar, mas sugiro que procure em casas de venda de sementes agrícolas. No entanto, se na região onde reside conhecer loureiros bem estabelecidos tente falar com o proprietário para as obter, mas nesta altura do ano será dificil ...porque normalmnete são colhidas a partir do fim do verão e nesta altura do ano só as tem quem as guardou com esse objetivo. Em alternativa deve encontrar facilmente pés de loureiro envasados com relativa facilidade em viveiros.
      Cumps
      António A.

      Eliminar
    2. Muito obrigado pela informação, cumprimentos...

      Eliminar