... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

12 de dezembro de 2010

Araçás no pomar

Há umas semanas atrás a Lurdes trouxe-nos da sua quinta de Junqueira ( Vila do Conde) estes dois araçás para plantarmos aqui na horta. Ainda não está escolhido o sítio onde vão ser plantados. Mais para a frente, por alturas da primavera se verá onde vão ficar.
O fruto maduro do araçá tem um sabor  entre a goiaba e o ananás e são um pouco como os dióspiros, têm que ser comidos bem madurinhos.
Conhecia-o por araçã mas parece que a designação mais comum é araçá. Seja ou não... tanto faz.
Nos Açores dizem araçais ou araçaleiros.
A folha do araçá branco é boa, em infusão, para a diarreia.

5 comentários:

  1. Bonito blogue e bonita horta ou quintta? O espaço é grande e assim o trabalho também.
    Já sou fã.
    bj eugenia

    ResponderEliminar
  2. Olá. Muito obrigado pelas amáveis palavras. Instalamo-nos em Setembro aqui em Codeçais, Monte Córdova, e por isso tudo está por fazer.Acredito que com paciência tudo o que idealizamos, nesta linda região, aparecerá...
    A "Horticasa" consta há bastante tempo da minha lista de favoritos, mas por desmazelo eu ainda não tinha elencado os blogues que gosto de visitar. Peço desculpa... já corrigi a minha falta.
    Os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Também já plantamos a nossa nas Mogas. Quando comprei no viveiro o nome da árvore era Feijoa (goiaba ananás). Provamos e aprovamos o fruto! A flor é lindíssima.

    ResponderEliminar
  4. Olá.
    Sim, também já ouvi esse nome transmitido por pessoas do meu comnhecimento e amizade na zona Oeste, lá para Torres Vedras. Quanto ao fruto está tudo dito, e quanto á flor, bem...é de uma perfeição e beleza dificilmente ultrapassavel por outra qualquer.
    Gosto muito de espreitar o vosso blog porque gosto da maneira despretenciosa e até instrutiva ( em alguns posts)como abordam e tratam os assuntos.
    Um abraço.
    António A.
    www.hortadecodecais.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. O araçá e a feijoa, são variedades distintas.

    ResponderEliminar