... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

16 de outubro de 2014

Pêra General Leclerc

Ainda vai tempo de colheita no nosso pomar em algumas variedades de pêra e maçã mas o tempo chuvoso dos últimos dias não se compadece.
Há quatro anos atrás acrescentamos mais algumas variedades de pêra e de entre elas plantamos 2 exemplares da variedade General Leclerc pelo facto de a maturação ocorrer por esta altura.
Aquando da compra fomos informados ser uma variedade produtiva.
O facto é que passados dois anos ambas foram atacadas pela "broca" em que uma delas se perdeu e esta , embora tendo sido reduzida quase pela metade, no ano passado vingou apenas um único fruto de calibre corrente.
Para espanto nosso este ano voltou a vingar apenas um fruto mas desta vez com as proporções visíveis na foto com o peso de 492 grs.
Ficamos a pensar se a informação dada de ser produtiva é quanto ao calibre...
Esperamos pelo próximo ano para confirmar.


4 comentários:

  1. Pelo menos é grande, grande pêra...
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá o blog DIÁRIO DA QUINTA passou a chamar-se http://aquintadofernando.blogspot.pt/ se puder actualize por favor

    ResponderEliminar
  3. boa noite sr. antónio. conhece algum site onde posso comprar esta qualidade de pêra é que já tentei encontrar por cá (braga) mas nada...

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Não creio que tenha dificuldade em encontrar nos viveiristas e até nas feiras dessa zona. Procure nas feiras semanais dessa zona e verá que encontra. O meu fornecedor habitual são os viveiros Juca (que não é dessa zona) mas tem filial em Famalicão e Caminha

    ResponderEliminar