... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco
21 de dezembro de 2012
2 de dezembro de 2012
Borra de café... no combate ao mosquito da dengue
A comunicação social nos últimos dias tem dado relêvo ao aumento da dengue na Madeira e, face a essas notícias , enquanto fazíamos busca na Net sobre o assunto, deparamos com vários blogs brasileiros a dar conta da utilização da borra de café no combate ao mosquito da dengue. A ser assim é mais uma utilização a ter em conta para esses resíduos.
Creio que todos nós já ouvimos dizer que é bom usar a borra de café na agricultura como fertilizante devido ao azoto e potássio que contém na sua composição orgânica e mineral.
Pela nossa parte temos a prática de incorporar as borras de café na compostagem doméstica, alternando em camadas com cinzas, folhas e residuos orgânicos. Para isso, contamos com a colaboração amiga do restaurante "Escondidinho" (Santo Tirso) que nos entrega semanalmente em lugar de as enviar para o aterro municipal.
Também utilizamos a borra de café como repelente para as pragas de caracóis e lesmas nas culturas de alface, misturando com água dentro de copos, quer espalhando as borras secas junto das culturas. Quanto à eficácia... queremos acreditar que sim.
Subscrever:
Mensagens (Atom)