... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

26 de fevereiro de 2013

Fresa mini


 O nosso trator compacto da marca Yannmar tinha um sistema dificil de acoplar a fresa ao cardan, ou seja, depois de utilizarmos outras alfaias a recolocação era bem difícil para uma só pessoa com a consequente perda de tempo. Assim, começamos a sentir a necessidade de decidir trocar de máquina ou substituír a fresa e, porque a poupança era significativa, optamos por nova fresa mini com um sistema adaptado de segurança por parafuso fusível, com montagem fácil em diferentes tratores e de engate rápido com recurso ao 3º ponto. É a largura ideal para os trabalhos nas fileiras do pomar. Constatamos que faz um bom destorreamento e incorporação no solo dos resíduos vegetais.
Aproxima-se o tempo de semear a batata e, a par do plantio da cebola, é uma das atividades cá da Horta que nos dá mais trabalho, por essa razão é tão importante o auxilio da maquinaria.

7 de fevereiro de 2013

Cruzetas para kiwi


Hoje começamos a colocar no terreno os esteios ( cruzetas ) para as ramadas de kiwi.
 
 Depois de varios dias de hesitação quanto à forma de fazer a ramada - lutamos com o dilema de aproveitar ou não os esteios em pedra que eram da ramada da vinha americana - optamos por adquirir este tipo de esteio de duas peças em detrimento da cruzeta constituída por uma única peça por ser mais pesada, mais dificil de deslocar no terreno e exigir mais mão de obra.





Estes esteios ( tipo cruzeta ) são constituídos por duas peças: uma na vertical ( com 2,45cm ) e outra que encaixa na horizontal ( com 1,85cm)aparafusados com uma prisão de metal.

Este sistema torna o trabalho mais leve e está a ser feito por apenas duas pessoas.