Páginas

28 de julho de 2016

Arejo no tomate

Há quem chame "arejo" ao míldio no tomate, como é o caso do nosso vizinho Silva que nos apareceu cá ao portão, muito triste, mostrando-nos alguns tomates num balde. Neste caso é diferente mas para ele foi "arejo" na mesma

- Tanto trabalho para isto, - disse ele. - Não, não vale a pena insistir no biológico, se não se utilizar os químicos as coisas não dão nada - desabafou por fim.

Afinal, nós que somos seguidores da AB também temos algum desalento e queixa de em  algumas culturas ter corrido mal, com poucos resultados e grande prejuízo, como foi o caso da batata, por culpa direta do míldio e  das condições meteorológicas em Maio, mas... há anos assim. Mas não é só. Temos problemas de crescimento nas abóboras,  nas melancias e no feijão verde devido ao muito calor cá por estas bandas com temperaturas acima dos 30º.

 É uma questão de opção seguir  AB ou utilizar químicos... e nós ainda acreditamos na primeira opção

3 comentários:

  1. Podridão apical. Ao preparar o terreno incorpore uma boa quantidade de calcio junto com o estrume. Também pode tratar a planta com Complesal cálcio (bayer) mas fica-lhe muito mais caro.

    ResponderEliminar
  2. Podridão apical. Ao preparar o terreno incorpore uma boa quantidade de calcio junto com o estrume. Também pode tratar a planta com Complesal cálcio (bayer) mas fica-lhe muito mais caro.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite
    É de facto uma pena e sei do que falo pois tenho problema identico. Já passei pela cooperativa agricola e recomendaram-me calcio embora já pouco adiante para o problema atual.Aconselharam-me a juntar ao estrume ou nas adubações, coisa que só para o ano vai resultar.
    Beijinhos
    Ana Maria Andrade

    ResponderEliminar