Estamos em pleno Verão e as festas, arraiais e feiras de produtos da terra multiplicam-se em todo o País. É o caso da feira/concurso de melão casca de carvalho que se realiza anualmente em Santo Tirso com produtores deste concelho. Neste último fim de semana assim aconteceu e lá estivemos a "deitar o olho" e apreciar esta delícia da natureza.
Ao caír da tarde e findo o concurso - que tem o patrocínio da Câmara Municipal na atribuição de prémios -, fomos presenteados com uma quantidade razoável de sementes dos exemplares classificados em 1º e 3º lugares. Ficamos encantados como não podia deixar de ser.
Curiosamente, já no ano passado tivemos a oportunidade de saborear e trocar breves impressões com alguns desses produtores e que para tanto nos possibilitou a presença simpática do responsável do pelouro da edilidade tirsense, dr. José Pedro Machado.
Quando estavamos com intenções de abandonar o local do concurso, surge-nos o vizinho e amigo Silva, também ele com algumas sementes, que em jeito de confidência nos diz que lhe asseguraram que para ter sucesso na plantação deste tipo de melão se deve secar as pevides sem as lavar.
Será mesmo assim? Bem, pelo sim pelo não, fizemos dois pequenos montículos; um deles lavamos as pevides e o outro não. Agora resta esperar pelo tempo próprio e cá estaremos para dar conta dos resultados.
Ah!, já esquecia outra "dica" que escutamos em conversa alheia: -"... germinam melhor se as pevides tiverem dois anos."
Também desconhecíamos esta particularidade e agora resta esperar pela Primavera.
Boa tarde António,
ResponderEliminarMuito bom! qual a possibilidade de partilhar meia duzia dessas magnificas sementes?
Pois esses melões têm muito bom aspeto!
Cumps
Obrigada pelas dicas para conservar as sementes, ficamos a aguardar os resultados das duas experiências :)
ResponderEliminarSei que antigamente havia uma qualidade de melão casca de carvalho que era "apimentado". Lembro o meu pai dizer que haviam alguns que ao espetar a faca disparavam as pevides para fora como se tivessem com pressão no interior. Agora é difícil de se encontra cá no norte desses melões.
ResponderEliminarCaro Rui Esteves
ResponderEliminarPode contar com as sementes. Indique p.f. o endereço postal.
Cumprimentos.
António A.
Boa!
ResponderEliminarFicamos à espera dos resultados da experiência.
Gostava de saber qual o tipo de terreno e clima que os melões precisam. Adoro melões e gostava de os poder cultivar.
Obrigada pela visita ao meu blog dos sonhos.
Ana
Viva António,
ResponderEliminarVou lhe dar meu mail e troco morada por lá.
resteves38@yahoo.com.br
Muito obrigado
Um OLÁ especial para a Ana Maria B. e para a Quinta das Mogas.
ResponderEliminar1 -Ana Maria, eu podia dar algumas generalidades sobre o melão, nomeadamente quanto a sementeiras, transplantações, solos,rega,mas sugiro a consulta a este link:
www.adersousa.pt/melao_casca_de_carvalho-1.html
lá encontra informação essencial.
Não deixo de acrescentar que o melão casca de carvalho é uma variedade de melão muito caracteristica de algumas regiões do Norte, particularmente cultivado em Entre Douro e Minho ( a minha região é no Vale do Ave). O link que sugiro refere-se às culturas do Vale do Sousa mas não tem importancia porque são duas regiões que quase confinam uma com a outra. Alguma dúvida, terei muito gosto em ajudar... se eu souber.
2 - Quinta das Mogas: não tive oportunidade de o dizer antes, mas acho que vou a tempo de lhes desejar a melhor sorte para o vosso casamento e que nunca “arreiem” os braços na busca da felicidade!!!
Quanto aos melões, aqui na região do Vale do Ave, são por via de regra "apimentados", mas às vezes saem cabaços. Sugeri à Ana Maria B. um link interessante, mas não deixo de referir uma prática de cultura do melão que vi muitas vezes fazer quando era rapazinho: - abria-se um covacho, deitava-se uma pá de bosta de vaca fresca acabada de defecar e no meio ( ao jeito de encimar o bolo)a piveda ou pevide do melão, cobrindo depois com terra. Dizem os antigos que assim os melões quase sempre saíam "apimentados". Hoje as coisas não são assim.
Um abraço a todos.
António A.
Boas
ResponderEliminarAmigo António haverá possibilidade de me ceder ou vender algumas dessas sementes?
Agradeço desde já.
J.Lopes
diariodevidanatural.blogspot.com
Olá, amigo J.Lopes
EliminarQuanto a isso não há problema. Envie-me a sua direção através do mail hortadecodecais@gmail.com
Cumprimentos
António A.
E esta agora. Estava a campanha a correr muito bem e, de repente vem a chuva. Nas oito plantas que comprei (dizem que vem da Póvoa de Varzim), tenho 23 melões em franco crescimento, alguns de bom peso. E a chuva está, como se diz, certinha. Estava a pensar em cobri-los com um plastco branco aí a 1 metro de altura,e inclinado para norte de forma a escoar a água toda para fora do meloal. Parece que só vai chuver hoje e amanhã,mas será o bastante para dar cabo dos mais pequenos. Queria saber a vossa opinião.
ResponderEliminarBoa noite Sr. António,
ResponderEliminarResido no concelho de Carregal do Sal/Viseu.
Existe aqui uma loja que vende sementes de melão casca de carvalho. Pela informação dada por pessoas que já as semearam não são genuinas.
Como posso adquirir as sementes dessa região?
Aceite os meus cumprimentos,
António Alves Luis
Email: antonio_aluis@sapo.pt
Olá
EliminarTeria muito gosto em ceder algumas sementes mas acontece que por descuido de secagem ganharam mofo e nestas circunstancias não terão boa germinação.
Se estiver interessado pode tentar arranjar junto da Associação de Produtores de Melão do Vale do Sousa, em Lousada, ou então junto da Cooperativa de Agricultores de Barcelos.
É a melhor informação que posso dar.
Cumps
António A.
Pode informar-me onde posso adquirir sementes desse dilicioso melão casca de carvalho ?
ResponderEliminarObg
Olá
EliminarNão deverá ter dificuldade em encontrar nas casas de sementes à venda, em pacotinhos.
Já chegamos a produzir cá na nossa "Horta" essa delicia de melão apimentado e lamentavelmente já vai no segundo ano que deixamos de o fazer...
Contudo, tente contactar (www.adersousa.pt )Assoc. Prod.de Melão do Vale do Sousa, em Lousada, que se dedicam à produção do melão.
Cumprimentos
António A.
Horta de Codeçais