... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

7 de julho de 2015

Cebola de dias grandes


Já levantamos uma parte da nossa cebola dos dias grandes, como por aqui se diz.

Não façam caso desta mistura de vermelha, amarela e até alguma branca ( resultou de falta de cuidado ao guardar as sementes) e para já é toda ela de bom calibre.

Agora, esta e a que falta levantar necessitam da cura pela secagem tendo em conta o seu armazenamento de mais ou menos longa duração.

5 comentários:

  1. Bem bonitas e de bom tamanho, maneirinhas mesmo como eu gosto...
    beijinhos ai para cima

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Ao dizer: ..." maneirinhas como eu gosto", colocou uma questão que se vai ouvindo quanto à utilização de cebolas grandes de mais, ou seja, frequentemente ouve-se dizer que a parte sobrante das cebolas não utilizadas totalmente não deverão ser guardadas para utilizar posteriormente ainda que tenham passado poucos dias. Será por isso?
    Obrigado pela visita e o comentário
    Cumps
    António A.

    ResponderEliminar
  3. Pois não sei bem, só sei que gosto de abrir e gastar toda e também uma cebola por norma é suficiente se for o caso, uso duas. Melhor que sobrar, fica um cheiro pouco recomendado na cozinha sempre que sobra e acaba sempre por se estragar.
    beijinho, eugénia

    ResponderEliminar
  4. Tem razão quanto ao cheiro da cebola na cozinha como também do comentário acima, porque a cebola liberta ácidos e deteriora-se rapidamente.
    Abraço a todos
    Maria Andrade

    ResponderEliminar
  5. A respeito da cebola:
    Li certa vez um artigo onde dizia que não era bom guardar cebola cortada porque esta atrai certos vírus como da gripe ou constipação, e por isso não deve ser mais utilizada. Deve sim ser colocada em certas divisões da casa para atrair esses virus e depois colocá-la no lixo.

    ResponderEliminar