... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

27 de maio de 2014

Cebola



Arrancamos a  cebola de inverno ( também conhecida por cebola de dias curtos), plantada nos primeiros dias de Novembro, deixada alguns dias ao sol  para encascar e secar. Ao contrário da cebola de verão,  habitualmente colhemos  com a rama ainda verde,  antes de ocorrer o  espigamento.

São inúmeras as utilizações culinárias  como também as propriedades terapêuticas da cebola.

Monte Córdova  é terra com profundas e arreigadas tradições desde as danças e cantares, passando por lendas, usos e costumes,  ensalmos para quase todos os males a serem ditos por quem os sabe e também procuram nas plantas a cura para muitos desses males. É disso exemplo o  antigo costume de, quando uma criança nascia com pouca vida, espremia-se-lhe cebola na boca.

2 comentários:

  1. Tadinha da criança!! Todas as tradições se estão a perder.
    Boas colheitas, eu este ano não faço nada, não tenho ido com frequência ao quintal, está tudo perdido, cheio de ervas daninhas, enormes.... melhores dias virão.
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá e obg pela simpatia.
    Para quem gosta tanto da terra e das coisas que ela dá... oxalá seja indisponibilidade apenas e passageira para voltar a "ver" esse entusiasmo de tempos recentes.
    Cumprimentos
    António A.

    ResponderEliminar