... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

21 de março de 2013

Plantar cebolas na chegada da primavera

Decidimos aproveitar o espaço entre fileiras do pomar para plantar a nossa cebola de verão.
É uma área considerável que normalmente não temos dado aproveitamento para outras culturas e que nos obriga a cuidados constantes devido às infestantes.
Como habitualmente fazemos, adquirimo-la na  Povoa de Varzim, zona com muitas tradições no cultivo desta cebola branca, redonda, suave.
Por mero acaso iniciamos a plantação no primeiro dia de primavera com o testemunho de uma das ameixeiras bem floridas

8 comentários:

  1. Boas, posso saber em que casa compraram o cebolo? estou interessado em comprar da Pôvoa também,
    OBrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Não compro em casas comerciais e sim diretamente ao produtor. A cebola como quase tudo o que se deve plantar nesta altura do ano encontra facilmente à venda na porta dos produtores, face a estrada nacional logo a seguir a Póvoa de Varzim ( Aver-o-mar, Aguçadoura, Nabais, Estela) na direção Póvoa/Viana do Castelo
      Cumps
      António A.

      Eliminar
  2. Olá.
    É da variedade cebola branca de Lisboa?
    Obrigada. Cps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Para simplificar direi que é muito idêntica, com a diferença que a cebola da Póvoa é mais suave e é semeada em areia... talvez resida aqui a diferença. Também aguenta até bastante mais tarde quando guardada em local seco e é mais rija.
      Cumps
      António A.

      Eliminar
  3. Muito bem!! eu também plantei algumas este fim de semana.... beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Este ano aqui na zona(distrito de Aveiro) o cebolo esteve e está muito caro. Infelizmente e já é o segundo ano que tal me acontece, não tive cebolo próprio em quantidade suficiente. Assim tive de comprar algum nas feiras aqui da zona. Plantei cebola branca de Lisboa e garrafal. Penso que a branca não é muito boa para conservar, verdade? Ainda não dominei a técnica da sementeira do cebolo. Nasce bem e depois vai morrendo até ficar quase nada.

    ResponderEliminar
  5. Olá
    Não costumo plantar cebolo de outras variedades ou proveniências para além da cebola da Póvoa que se conserva e aguenta muito bem ( ver comentário acima);a cebola "sofre" na transplantação e é quase inevitável que as folhas amareleçam nas semanas seguintes, isto no caso de as terras não terem sido bem estrumadas ou que passem sede, no entanto, para quem não tem preocupações em agricultura biológica... o caminho poderá passar pelas adubações foliares ( tipo Complesal) ou melhor ainda, colher opinião em cooperativas de agricultores da região. Pela nossa parte apenas utilizamos calda bordalesa.
    Cumps
    António A.

    ResponderEliminar