... e deixaram-na entregue aos lavradores da primeira aldeia que toparam. A aldeia demorava às abas do Monte Córdova, serra que se empina e ondeia com as fragosissimas encostas até à vila de Santo Tirso.
In A Bruxa de Monte Córdova, pp 178-Camilo Castelo Branco

7 de fevereiro de 2013

Cruzetas para kiwi


Hoje começamos a colocar no terreno os esteios ( cruzetas ) para as ramadas de kiwi.
 
 Depois de varios dias de hesitação quanto à forma de fazer a ramada - lutamos com o dilema de aproveitar ou não os esteios em pedra que eram da ramada da vinha americana - optamos por adquirir este tipo de esteio de duas peças em detrimento da cruzeta constituída por uma única peça por ser mais pesada, mais dificil de deslocar no terreno e exigir mais mão de obra.





Estes esteios ( tipo cruzeta ) são constituídos por duas peças: uma na vertical ( com 2,45cm ) e outra que encaixa na horizontal ( com 1,85cm)aparafusados com uma prisão de metal.

Este sistema torna o trabalho mais leve e está a ser feito por apenas duas pessoas.
 

5 comentários:

  1. Olá!
    Parece robusto para os kiwis. Os postes estão simplesmente enterrados na terra ou fez alguma espécie de sapata com cimento para aumentar a estabilidade?.
    Gostaria de ter kiwis, mas só de pensar na estrutura para os aguentar dá-me uma inércia...
    Cps
    Beta

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Os postes deverão ser enterrados cerca de 50cm. Para a estabilidade da ramada (fileira), devido aos ventos e peso das pernadas e frutos, deverá ser feita prisão nas extremidades das fileiras, ou seja, uma pedra de dimensão zoável semi-enterrada onde se crava uma argola ou ponta de ferro que por sua vez serve para prender o arame que vem da extremidade alta do poste até essa argola.
    Adicionalmente, se for zona sujeita a fortes ventos é aconselhável reforçar essa prisão com um poste , em posição oblíqua fazendo contraforte à última cruzeta, de dentro para fora.
    Este é o processo normal e vulgar para plantações com alguma dimensão, quer seja com cruzetas de cimento quer em postes de madeira.Se for intenção de ter apenas até meia dúzia de pés de kiwi, nesse caso os cuidados poderão ser mais aligeirados...
    Cumps.
    António A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Muito obrigada.
      Pelos vistos é mais complexo do que eu pensava. Em todo o caso, vou ver investigar onde se vendem esses postes nas minhas redondezas. Pretendo apenas ter uns pés para consumo cá em casa.
      Cps
      Beta

      Eliminar
  3. Olá,
    Já tenho a ramada feita. A minha dúvida é como guiar a planta até à ramada. Isto é, o que fazer ás várias guias que aparecem na planta.
    Devem cortar-se as várias guias e deixar crescer na vertical, uma só até atingir a ramada?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Se a ramada está feita falta plantar os kiwis. A melhor altura para adquirir e plantar os jovens kiwis de raíz nua é entre Janeiro e Fevereiro, a não ser que prefira já envasados e neste caso não há preocupação quanto à época. Será conveniente eliminar as outras guias ou braços e ficar apenas com o tronco principal até próximo dos arames da ramada e aí encaminhar e deixar ramificar.Ao comprar no viveirista facilita bastante escolher as plantas com o menor numero de braços e nos anos seguintes a poda será determinante na seleção de braços para uma boa produção. Caso tenha duvidas quanto à poda e à forma de a fazer se procurar na Net encontra videos que ajudam bastante.
      Um abraço
      António A.
      Horta de Codeçais

      ps: desculpe a demora na resposta mas acontece que por qualquer razão que ignoro o alerta de comentários do blog não estava activo.

      Eliminar